terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Cigarrinhos de Chocolate










Quem não se lembra dos inocentes cigarrinhos de chocolate da Pan, com o garoto moreninho e o branquinho na caixa, que imitava uma cigarreira, e aqueles chocolates embrulhados em papel com o desenho de um cigarro? Fizeram enorme sucesso até o final dos anos 80.
Minhas investigações nos últimos meses me trouxeram a conclusões aterradoras: os cigarrinhos de chocolate nada mais eram que um ardil maléfico da indústria do tabaco para criar uma geração de fumantes!!!!
A aparência inocente, a doçura do chocolate, tudo era parte de um plano Pavloviano para condicionar os adultos de hoje a consumir cigarros, e ainda sentir prazer, ignorando os efeitos colaterais. Para a Pan, foi um negócio rentável: nenhum produto da empresa (nem mesmo as moedas ou guarda-chuvas de chocolate) apresentou um retorno de imagem tão maciço para a empresa, que cresceu absurdos por conta dos cigarrinhos e da cumplicidade das grandes empresas de tabaco.






Contra fatos não existem argumentos:



1. Apesar das intensas campanhas do Ministério da Saúde hoje em dia, o consumo de tabaco e derivados reduziu muito pouco nos últimos anos. Tomei a liberdade de incluir uma tabela, retirada do site do Instituto Nacional de Câncer, mostrando a penetração do tabaco junto a jovens entre 10 e 18 anos, em algumas das principais capitais do país. Percebam o aumento no período 1987 / 1989, junto a essa geração que estava em contato com os cigarros de chocolate da Pan.



2. Alguém já parou para prestar atenção na embalagem dos 'inocentes' cigarrinhos de chocolate? A cara de alegria das crianças estampada na embalagem, e o misterioso sinal de 'beleza', 'joinha', com o dedo indicador? E antes, em uma forçada de barra, que os meninos seguravam os cigarrinhos como cigarros de verdade? Por ser muito explícita, esta estratégia foi descontinuada, mas a embalagem continuou exercendo seu papel subliminar.



Mostrando estar à frente de seu tempo, a indústria tabagista já estava se previnindo contra possíveis intervenções do Ministério da Saúde na embalagem. A intervenção chegou, mas sem muita eficácia.
Alguns dos fumantes entrevistados por mim em sessões de hipnoterapia confessaram que, ao invés de ver mensagens como "o fumo causa câncer", apenas viam um menino sorridente, convidando-o a saborear o conteúdo da caixa
.



3. Por que chocolate? veja bem, parece uma questão óbvia, mas nada é por acaso. Por que, de todos os fetiches infantis possíveis, o chocolate foi eleito veículo deste plano imoral? Vejam bem, além de ser um prazer infantil, é um dos únicos prazeres que a pessoa carrega para a vida adulta, tornando o laço "Cigarrinhos de Chocolate - Cigarros de tabaco" eterno. Além do mais, o chocolate desperta na criança o comportamento compulsivo, levado para a vida adulta e manifestado de várias formas, inclusive através do fumo!!!!



4. Alguém sabe como o cigarro é feito? Alguém acha que é somente colocar o tabaco, o filtro, o papel e pronto??? Não, existem N produtos químicos envolvidos, alguns que fariam qualquer fumante vomitar!!! E por que fumam com falta de interesse pelo conteúdo do cigarro??? Porque ele é de chocolate!!!! Sim, atuando em princípio semelhante ao da embalagem, o chocolate embrulhado em papel imitação de cigarro passa a seguinte mensagem ao fumante: "o conteúdo do seu cigarro é extremamente prazeiroso, e você não se contentará com um só!!!"




Um pouco de história:
A Garoto
fabricava cigarrinhos de chocolate nos anos 50, em um possível projeto experimental da ainda amadora indústria do tabaco no Brasil.
A chinelagem era tamanha que a embalagem era extremamente explícita, um projeto beta que não deu certo. Melhor para a Garoto, que hoje desfruta de uma posição privilegiada no mercado chocolateiro.






Como terminou essa zona:
1. Apenas recentemente a Indústria de Chocolates Pan retirou o "Cigarrinhos" do nome. Porém, ninguém se refere ao produto como "Rolinhos", e sim ao seu nome mais popular, além do fato da embalagem não ter mudado.
2. A
Agência Nacional de Viglância Sanitária somente proibiu a fabricação e venda de doces em forma de cigarros ou derivados de tabaco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, crianças que comem cigarros de chocolate têm 4 vezes mais chance de fumar na vida adulta. Infelizmente, o governo, como sempre, chegou tarde demais no assunto.
3. Os garotinhos das embalagens não puderam ser encontrados. Nossas investigações terminaram em um hospital de Rondonópolis, MS, onde os dois deram entrada apresentando câncer no pulmão e nunca mais foram vistos.
4. A Pan pediu concordata recentemente, em uma autêntica queima de arquivo corporativa. Vizinhos da fábrica juram que viram a chaminé funcionando fortemente na madrugada do pedido de concordata. Queimando documentos comprometedores, talvez?
5. Já o prédio da fábrica de chocolates Pan continua no mesmo lugar que ocupa desde 1935, só que o famoso foguete no topo da fábrica foi retirado. Provavelmente, era um plano de fuga de figuras-chave do cartel tabagista, que foi descontinuado junto com os cigarrinhos.
6. Os tubarões do tabaco já estão preparando um novo plano, aproveitando que a estratégia dos cigarrinhos ainda renderá frutos até o fim desta geração.

0 comentários:

-

Veja Também

Modificado por Trem Doido

Trem Doido ©Template Trem Azul. Modificado por Fernnando Boram. Criado por http://fernnando.com

TOP