Mozarela
Sua receita tradicional indica o uso exclusivo de leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, sendo branca e bem macia. Na Itália, apenas esse tipo de queijo é reconhecido oficialmente como mozzarela, recebendo o selo de certificação de origem. São produzidas, em média, 33 mil toneladas deste queijo por ano em território italiano.
Hoje, por ser muito utilizada na culinária mundial, a mozarela também é produzida a partir do leite de vaca, apresentando aspecto amarelado e consistente, em peças retangulares – neste caso, a massa utilizada não é filada. Esta é a receita mais consumida em países como o Brasil, onde são produzidas, em média, 182 mil toneladas de queijo por ano.
No Brasil, onde este queijo é largamente consumido, a sua técnica de fabricação é diferenciada, o que acarreta em variações em sua composição. Por ser geralmente fabricado com leite cru, isso o impede de ser padronizado no país.
Nos Estados Unidos da América este queijo é comumente confundido com pizza cheese, um outro tipo de produto comercializado.
Ortografia
Embora a origem da palavra seja italiana, conforme o local onde é fabricado, tem grafia diferenciada em Portugal e Brasil. No Brasil, embora seja popularmente escrito como mussarela, que é a forma mais utilizada, encontra-se dicionarizado como "muçarela" (Houaiss, Michaelis, Aurélio) ou "mozarela" (Houaiss, Aurélio). No Dicionário da Academia Brasileira de Letras, que é a autoridade oficial no assunto, constam as formas mozarela, muçarela e muzarela.
Livros, jornais e supermercados trazem “mussarela”. Certamente esta forma muito difundida irá prevalecer, mas o Aurélio apresenta o verbete “mozarela”, enquanto o Michaelis registra as duas formas: mozarela/muçarela. Nenhum registra “mussarela”.
Napoleão Mendes de Almeida em seu Dicionário de Questões Vernáculas e o Manual de Redação e Estilo do Estadão apresentam a forma "mussarela"
A forma culta de escrever a palavra é com “ç” porque está grafado assim no vocabulário ortográfico oficial da Academia Brasileira de Letras. Como o assunto é polêmico, escolha a sua forma, já que gramáticos e dicionaristas não se entendem.
4 comentários:
MTO Legal Mestre dos Magos .......
abs.......
aeeeeeee figura!!
Uau,estamos vendo que Trem Doido também é conhecimento, pesquisa, saber. Parabéns, vc fez mais uma excelente postagem!
Veleu Fernnanda!!! uahuahuauhauhauhauhua
Postar um comentário